Arte Institute

Newsletter

ARTE INSTITUTE


Sign up for Arte Institute free Newsletter!





Subscribe
Unsubscribe

SUGGESTIONS

Synesthesia and Silence

Arte Institute suggests "Synesthesia and Silence" by Simão Costa.

Synesthesia and Silence / Sinestesia e Silêncio

Mute is pleased to invite you to the opening of the exhibition of Simão Costa taking place on 8th January at 6pm. 
Exhibition will be open until the 7th of February.

MUTE - Rua Cecílio de Sousa nº20 C, 1200-100 Lisbon, Portugal

MUTE is a Lisbon based project created by Manuel Furtado dos Santos and Miguelangelo Veiga. The main goal is to activate Lisbon's artistic scene by promoting exhibitions and connections between national and international artists.

 

Synesthesia and Silence / Sinestesia e Silêncio

O Silêncio sugere imobilidade e o Som é por definição movimento. Este trabalho em exposição na Mute acarinha os momentos em que o som é movimento em silêncio e aqueles em que o movimento é Som.

As peças desta exposição apontam para um paradigma primitivo de unificação dos sentidos, ver é ouvir, cheirar é ver, palpar é saborear. Um ano zero da história da percepção contada do fim para o princípio, qual quimera sinestésica onde o entendimento é travesti e o conhecimento não tem género.

Não é para ver, não é para ouvir, não é para palpar, não é para cheirar, não é para lamber.

É para comutar e conotar.

Depois de entrar, fazer Mute.

SIMÃO COSTA, é músico, nasceu em 1979. O seu trabalho é um rizoma, que cresce horizontalmente, geralmente subterrâneo, mas podendo também ter porções aéreas. O território estável deste rizoma é o SOM, na sua dimensão fenomenológica, perceptiva, cultural, etc. Ou mais simples, alguém obcecado e apaixonado pelo SOM, como material plástico, tangível, físico.

Em 1998 termina o curso de piano no Conservatório Nacional com 20 valores. Em 2002 dobrou com rigor o diploma da Escola Superior de Música de Lisboa e colocando-o no bolso de trás das calças, dando início ao seu trabalho de criação artística como auto-didacta. Nos diversos materiais, contextos, suportes, formatos que escolhe para apresentar o seu trabalho estão presentes 3 características que se expressam isoladamente ou em inte-relação: compositor, performer e criador de instrumentos/objectos/código informático. Por vezes não é claro se é um músico que se encaminha para as artes plásticas ou um artista plástico que fez formação como músico.

Vive e trabalha em Lisboa.